quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PESSOAS E OBRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

Dom Quixote de La Mancha
O livro Dom Quixote de La Mancha é conhecido por ser uma das maiores obras da literatura mundial, considerado o melhor livro de ficção de todos os tempos. Com um teor de humor regado a romances, o autor espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra conta as aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança. As aventuras relatadas no livro prometem aos leitores se apaixonar pelo romantismo moderno e bravura desse cavaleiro.  A obra é de grande importância para literatura e para a humanidade.

Vasco prado
Gaúcho considerado cidadão do mundo, Vasco Prado é um dos escultores de maior renome no Brasil. Foi ele quem levou o nome do Rio Grande do Sul para fora do país, disseminando a cultura gaúcha e brasileira. É perceptível, a partir de suas obras clássicas recheadas de características do romantismo e do barroco brasileiro, sua habilidade e desenvoltura com esculturas de bronze, arenito e cerâmica. Muito original em todas suas criações, Vasco Prado também foi desenhista e gravador, colocando em tudo o que fazia um toque magistral. A principal escultura feita por ele é a conhecida “Pomona”, criada na década de 50.

Salvador Dali
Conhecido principalmente por seus desenhos surrealistas, Salvador Dali foi um artista plástico espanhol que ficou mundialmente famoso devido às suas pinturas e esculturas. Excêntrico, Dali chamava atenção por fazer esculturas diferentes, com apelo a imagens peculiares e com uma combinação de imagens distintas. O artista realizou mais de 1500 obras de arte, as quais foram influenciadas pelo renascimento. Entretanto, cada uma delas tem características e peculiaridades que retratam a excêntrica personalidade de Salvador Dali.

Miguel Cervantes
Miguel Cervantes escreveu Dom Quixote de La Mancha, e é por essa obra que ficou conhecido mundialmente. Com a sua dramaturgia e seus poemas, Cervantes foi modelo para a Espanha, justamente por criar o personagem mais famoso do país, Don Quixote. O autor procurava, em suas obras, retratar da melhor forma, e com muito bom humor, histórias e romances da época.

O Príncipe de Maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um escritor com ideais muito definidos, e suas obras refletiam exatamente isso. Um exemplo é seu livro O Príncipe de Maquiavel, que retrata a construção de uma política idealizada para a unificação da Itália. Ele defendia a existência de uma política com pulso firme, que tivesse condições de defender o povo com unhas e dentes. Os princípios maquiavélicos tiveram grande impacto para o mundo inteiro, e são estudados até os dias de hoje.

Enciclopédia do Iluminismo
Idéias, pensamentos e reflexões de pensadores iluministas são os conteúdos da Enciclopédia do Iluminismo. As ideias e os pensamentos iluministas que se aplicam ao princípio do saber surgiram a partir do século XVII. A publicação do livro, no século seguinte, foi um acontecimento histórico. Os ideais iluministas se opunham diretamente a Igreja, uma vez que eles divulgavam o saber. A Igreja acreditava que a partir do momento em que os homens passam a obter o conhecimento eles têm a possibilidade de contestar alguns princípios religiosos. Dessa forma, a Enciclopédia do Iluminismo foi um marco na história que causou muito furor em todos os lugares em que se repercutiu.

1848: O Capital (Karl Marx) – origina o comunismo do século XX
O Capital foi um marco na história. Atualmente, é visto como uma das maiores críticas da história ao capitalismo. As obras do autor refletem diretamente sua paixão pelo socialismo. O Capital é considerando fator chave para o movimento marxista, e uma das obras que mais caracteriza os movimentos contra o capitalismo. É de suma importância e relevância para toda a humanidade saber um pouco mais sobre suas obras, pois por mais que suas ideias vão contra as práticas adotadas nos dias atuais, sua brilhante mente regeu e fundamentou diversas sábias teorias.

A sociedade sofre um grande abalo na metade do séc. XIX, sua identidade é posta em questão.

A Origem das Espécies – Darwin (1859)
O livro de Charles Darwin, publicado no século XIX, que explica a origem das espécies da humanidade, causou um grande tumulto. Suas ideias só foram aceitas e comprovadas pela ciência recentemente. Os pensamentos e as comprovações expostas no livro eram contra os ideais da Igreja, os quais pregavam o criacionismo e que toda a humanidade era fruto de Deus. Darwin, em sua obra, afirma que a humanidade é fruto de uma evolução. Essa teoria foi afirmada e confirmada com bases biológicas e fundamentadas em pura ciência. Até hoje as ideias de Darwin são estudadas e cada vez mais apreciadas. Darwin é espelho para toda a humanidade, não só pelos pensamentos inovadores, mas pelo seu intelecto também.
1901 – 05: Sigmund Freud - Fundador da psicanálise, Sigmund Freud foi eleito uma das mentes mais capacitadas do século XX. Sua mente brilhante desenvolveu diversas teorias, o que o fez ser conhecido e prestigiado. Na sua teoria do Complexo de Édipo, Freud explicou o que porquê de todas as crianças do sexo masculino desenvolverem um afeto maior pela figura materna. Esse conceito foi desenvolvido por Freud e, em seguida, Carl Jung desenvolveu a teoria baseada na criança de sexo feminino. É possível afirmar que Sigmund Freud foi um médico que soube inovar e explorar muito bem a sua área de atuação, servindo de exemplo para diversos pesquisadores.

1905 – Einstein
Albert Einstein foi um brilhante físico do século XX. Ganhador do prêmio Nobel de Física, é conhecido principalmente pelo desenvolvimento da teoria da relatividade.  Seu trabalho foi de extrema importância para diversas áreas, pois contribuiu para que fossem feitos outros estudos que possibilitaram um maior avanço na ciência. Por sua tamanha inteligência, o físico alemão é, até os dias de hoje, sinônimo de genialidade.
Friedrich Nietzsche
Filósofo alemão, Nietzsche foi um homem que tinha ideias muito bem fundamentadas. Critico da filosófica ocidental, juntamente a Marx e Freud, Friedrich Nietzsche é considerado um dos melhores autores da filosofia moderna. As obras de Nietzsche são caracterizadas por mostrar a realidade humana sem o ceticismo tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário