quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

A majestosa Basílica de São Pedro foi construída em 1503 a mando do papa Júlio II. O curioso é que foi o imperador Constantino quem ergueu a primeira igreja de São Pedro, em 326 d.C. A igreja teria sido construída para honrar a morte do primeiro Papa e apóstolo Pedro. A homenagem, no entanto, não foi eterna. Em 1503,  a construção deu lugar a atual Basílica de São Pedro.

A construção apresenta fortes e marcantes características renascentista e barroca.  Lá estão localizadas obras de renomados artistas, como Michelangelo, Bernini e Bramante.

A Basílica é de extrema importância para a historia do mundo, principalmente para os católicos. Isso porque é lá que se encontra a residência oficial do Papa. Na Basílica são rezadas as principais missas de celebração de datas festivas católicas, com capacidade para abrigar até mais de 60 mil fiéis. Atualmente, a Basílica de São Pedro, localizada no País do Vaticano, é um dos pontos turísticos mais visitados no mundo.

 NÚMEROS:

300 000 000 000  de dólares foi a quantia investida para a construção da Basílica de São Pedro, nenhuma outra igreja custou tão caro na historia
37 000 000 000  foi a quantidade em quilos utilizados para a construção da Basílica de São Pedro que está situada no Vaticano.
10 000 000 000 de turistas são recebidos na Basílica anualmente, fazendo dela a igreja mais visitada no mundo.
60 000 é a capacidade de fiéis que a Basílica de São Pedro pode abrigar.
266 papas já existiram na historia,
140 estátuas de anjos, santos e mártires, é o numero aproximado do que se pode encontrar quando se for visitar a Basílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário