quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MICHELANGELO

Michelangelo foi um dos maiores artistas que já existiu. Muitos dizem ser o maior de todos. Ele ficou conhecido por criar esplêndidas obras de artes, como Davi e Pietá. Suas criações foram essenciais para a época em que viveu, e se fazem presentes até os dias atuais.  

Michelangelo cresceu em Florença, e vivenciou o auge do Renascimento nessa região. No período de 1450 a 1550, Florença vivenciou uma época de exposição de novas ideias e revoluções, voltando-se fortemente para a inovação.

Um dos trabalhos mais conhecidos de Michelangelo é o teto da Capela Sistina, localizada no Vaticano. A obra é composta por painéis que retratam histórias do Gênesis. A moldura dos painéis é composta por cenas e imagens adicionais, feitas pelo próprio pintor.

.
A diaba

A serpente com a cabeça e o dorso de mulher, enrolada em volta da árvore, representa a tentação.

A queda e a expulsão

A queda e a expulsão do homem são representadas no mesmo painel. À esquerda, a tentação de Adão e Eva, representada pela serpente oferecendo a maçã à mulher. E à direita, a expulsão do paraíso, que mostra o arcanjo Miguel, expulsando o casal.

Jovens nus

Nas margens dos painéis, Michelangelo pintou jovens nus reagindo às cenas. O motivo ao certo da existência desses jovens é desconhecido, porém, muitos dizem ser pela crença renascentista no homem como medida de todas as coisas.

Medalhões gigantescos

Existem ao todo 10 medalhões de bronze na obra representando uma cena do Velho Testamento. Cada medalhão complementa as cenas dos painéis principais.


A criação de Adão

A cena que mostra a criação de Adão é conhecida como uma das mais famosas na arte ocidental. Deus, representado pelo homem de barba branca, rodeado por seus anjos, passa, com o dedo indicador a Adão, uma corrente elétrica que lhe dá vida física e espiritual.

Deus criando Eva

De acordo com a Bíblia, a criação de Adão e Eva ocorreu no sexto dia da criação. Deus criou Eva a partir da costela de Adão, a qual foi retirada enquanto o homem dormia. Na figura, é possível ver Adão dormindo e Eva se curvando diante Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário