terça-feira, 9 de novembro de 2010

ALERTA VERMELHO: O TERROR INVADE O MUNDO!

Terrorismo: 1 Sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos. 2 Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade.

DICIONÁIRO Michaelis, p. 2053, 2002.

Entre os “Top 10” dos pesadelos da civilização moderna encontra-se o terrorismo, que se manifesta de várias formas e pelos mais variados motivos. Entretanto, as consequências desses atos são as mesmas: morte, mutilação e destruição. Algumas das características desse fenômeno são a irracionalidade, impossibilidade de prevenção e de identificação, uma vez que a pessoa que realiza tal ato se esconde atrás de “máscaras” ou procura ser discreta.
Este fenômeno, porém, não é atual. O terrorismo no passado ocorria de forma esporádica. Para alguns, o primeiro relato de um ato de terrorista encontra-se na Bíblia – grupos de guerrilha que lutaram com exércitos gregos, aniquilando nações inimigas em nome da fé. Em 1798, o termo “terrorismo” apareceu no suplemento do Dicionário da Academia Francesa. Começou então a ganhar forma com a Revolução Francesa, ocorrida na França nos anos de 1793 e 1794.  Um pouco mais a frente na história da humanidade, em 1912 mais precisamente, na Turquia, um grupo de macedônios colocou bombas em trens internacionais. Esse é considerado o primeiro ato com características do terrorismo moderno, após a Segunda Guerra Mundial, com o início da Guerra Fria, os ataques terroristas se intenssificam.  No passado, as ações terroristas eram realizadas por organizações políticas com ideologias extremas, grupos étnicos nacionalistas ou revolucionários, e se expandiu com o surgimento dos regimes políticos fascista, na Itália, e nazista, na Alemanha.
No século XX, o terrorismo passou por grandes mudanças. A globalização que permitiu o avanço da humanidade, modernizou e transformou o terrorismo em um dos maiores inimigos da sociedade atual. Os progressos tecnológicos forneceram aos terroristas subsídios para tornar suas ações ainda mais cruéis e devastadoras. O uso de armas químicas, como as bombas atômicas e o gás cloro, e biológicas, bactérias que causam morte, como a dengue e o botulismo, se tornou comum. Além desses avanços, o terrorismo tomou proporções ainda maiores, as razões que antes moviam essa máquina de destruição, se multiplicaram, bem como os objetivos. Atualmente existem os grupos que agem em nome da religião, os mercenários e os ideológicos. Os tipos de terrorismo que são identificados na atualidade são: indiscriminado, que não apresenta um alvo definido; seletivo, que apresenta um alvo específico e limitado; de Estado, que elimina populações, alvos civis e as minorias, para impor ordem e respeito; e por último o comunitário, que são intervenções diretas das autoridades de um local para controlar conflitos desordenados das populações.
ALGUNS DOS ATENTADOS MAIS MARCANTES DA HISTÓRIA:
”11 de Setembro de 2001”
Maior atentado da história, com mais de 3.000 mortos dentre eles 19 terroristas. Ocorreu nos Estados Unidos, quando radicais muçulmanos da rede Al Qaeda sequestraram quatro boeings e desviaram suas rotas com o objetivo de destruir as Torres Gêmeas, o Pentágono e a Casa Branca. O último alvo,  entretanto, não foi atingido.

“21 de Dezembro de 1998”
Ocorreu na Alemanha, no aeroporto de Frankfurt. Extremistas da Líbia explodiram um avião da empresa amercaiana Pan Am. Cerca de 260 pessoas perderam a vida.

“7 de Agosto de 1998”
Explosão de duas embaixadas estadunidenses localizadas no Quênia e na Tanzânia, realizada pelo grupo Al Qaeda. As conseqüências foram 5100 feridos e 256 mortos.

“5 de Setembro de 1972”
Onze atletas israelenses foram sequestrados e massacrados por terroristas do Setembro Negro, dentro da vila Olímpica, em Munique.

“23 de Outubro de 2002”
Muçulmanos separatistas da Chechênia invadiram o Palácio da Cultura, na Rússia, rendendo os visitantes e atores. O que agravou o incidente foi a violenta investida no local, ordenada pelo presidente Vladimir Putin. O ocorrido matou 118 inocentes de 54 terroristas.

“20 de Novembro de 1979”
Fundamentalistas muçulmanos de oposição ao governo tomaram a Grande Mesquita e transformaram os fiéis em reféns. Forças de segurança da França e Arábia Saudita invadiram o local para retomar o templo de Meca. A batalha foi violenta e resultou em cerca de 250 mortos e 600 feridos.
PROMOVENDO O TERROR
Pelo mundo se espalham vários grupos terroristas. Pelas inúmeras diferenças culturais, as causas que esses grupos reivindicam e os interesses que defendem são variados. Os grupos terroristas mais qualificados, de um modo geral, procuram ampliar e avançar suas táticas e estratégias para atender às suas necessidades. A busca por melhorias, como pontaria ou produção de bombas, adoção de novas armas e técnicas, é contínua. Quanto maior for a qualificação e o número de pessoas que atuam dentro do grupo, maior é a ameaça que ele representa. Veja na reportagem alguns dos principais grupos terroristas, de diversos lugares do mundo.

Al Qaeda: grupo fundamentalista islâmico, seguidor de Osama Bin Laden. Concentram suas ações em países como a Índia e o Paquistão. Entretanto, atualmente, opera com células autônomas em mais de 100 países, como Itália, França e Estados Unidos. O grupo surgiu em 1988, na Palestina. Na década de 80 recrutou e treinou milhares de “mujahideen” (guerreiros santos) de mais de 50 países. O objetivo é substituir o governo dos países do Ocidente por regimes fundamentalistas islâmicos.

ETA: Significa “Pátria Basca e Liberdade”. Este é um grupo de origem basca, fundado em 1959. Ele busca a independência territorial da França e da Espanha.

HUM: Grupo extremista ligado a Bin Laden, que age em nome da região Islâmica. Sua base encontra-se no Paquistão, e utiliza o território do Afeganistão para treinar terroristas.

IRA: A sigla significa Exército Republicando Irlandês. A organização atua em nome do catolicismo da Irlanda do Norte, onde a maior parte da população é católica. O grupo, que surgiu em 1969, luta pela saída das forças britânicas do país.

HAMAS: “Movimento da Resistência Islâmica”. Criado em 1987, caracteriza-se por ser um dos principais grupos extremistas contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses. O público alvo dos ataques do grupo são os judeus de Israel.

JIHAD: Formada por jovens palestinos do Egito, em 1880, a organização busca expulsar israelenses do país e impedir negociações de paz entre a OLP (sigla) e Israel.

Kach e Kahane chai: grupo ativo em Israel. O Kach tem por objetivo restaurar o Estado de Israel, tal qual foi relatado na Bíblia. O grupo deu origem a outro: Kahane Chai. O maior inimigo dos grupos é a Palestina.

FARC: As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia surgiram em 1964. A origem desse grupo é o Partido Comunista Colombiano e estima-se que o número de guerrilheiros esteja entre nove e 12 mil. Sua atuação é mais evidente em países como Venezuela, Panamá e Equador, além da própria Colômbia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário