sexta-feira, 5 de novembro de 2010

OS GOLES DA HUMANIDADE


Cerveja: a mesopotâmia é dita como o berço da humanidade, foi lá que uma descoberta mudou o mundo: a cerveja. Tribos até então nômades, devido ao acaso e a adoção da agricultura, se fixaram em lugares para a moradia. A tradição de beber cerveja é até hoje conhecida e cultivada por todos os povos do mundo. O que poucos sabem é que essa é uma bebida muito antiga, simbólica e que possui uma grande bagagem cultural. A cerveja influenciou a descoberta da escrita, que foi uma grande inovação das primeiras civilizações e que é fundamental para que possamos continuar contando historias.

Vinho: o cultivo do vinho foi se tornou popular na Antiga Grécia e Roma. Esses lugares fizeram com que o ato de beber vinho se tornasse hábito nas casas de toda a população da época. O vinho se fez popular em todas as classes sociais, porém, a qualidade das safras e dos sabores era diferente para cada nível da pirâmide social, os mais poderosos bebiam os melhores vinhos. O desenvolvimento da filosofia foi marcante durante o período de maior popularidade do vinho. Foi a partir dessa bebida, a base de uva, que foram desenvolvidas teorias e rituais que ate hoje são reconhecidos.

Destilados: os destilados surgiram paralelamente às grandes navegações. Foi a partir daí que se deu a expansão da bebida para o resto do mundo. Os destilados, principalmente o rum e o uísque, influenciaram muitas nações e o comportamento delas frente às colônias, outros países e inovações. É importante salientar, que essas bebidas advieram principalmente das ilhas caribenhas, lugares onde a cana-de-açúcar era cultivada, visto que essa era a matéria–prima usada na produção.

Chá: devido ao comércio intenso de folhas no continente asiático, o chá foi uma bebida muito explorada no Oriente, para daí se espalhar pelo mundo. A bebida também foi símbolo de embates entre o continente americano e asiático, pois o comércio de folhas era muito lucrativo. Um exemplo claro é a guerra do ópio.

Café: o café foi uma das principais bebidas que influenciaram a humanidade, era uma bebida diferente e muito inovadora. O café, para a surpresa de muitos, não continha nenhum teor alcoólico. A bebida, que foi uma descoberta árabe, era dita como grande incentivadora da sobriedade humana.

Coca-cola: definitivamente, essa foi a bebida que marcou o século XX. A coca-cola, atualmente, é símbolo de uma geração destemida, inovadora e que não mede esforços para conseguir o que quer. Sem dúvida alguma, ela é a bebida da juventude e a insígnia da globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário