sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COPA DO MUNDO FIFA 2014

BRASIL COM A BOLA TODA EM 2014 

Com a única seleção de futebol a ser cinco vezes campeã do mundo, as terras brasileiras acolherão, pela segunda vez, a Copa do Mundo FIFA. A 20ª edição do evento ocorrerá em 2014 e o primeiro jogo, ao que tudo indica, será em São Paulo.

Escolhido como país sede da Copa do Mundo FIFA 2014, desde 2007 o Brasil vem se preparando para acolher o evento. Devido ao tamanho do país, a FIFA, que limita o número de cidades-sede entre oito e dez, cedeu ao pedido da CBF e concedeu ao país o direito de utilizar 12 cidades. Dentre as 18 cidades que se candidataram para sediar o evento, as selecionadas foram:

Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.  Para mais informações sobre as cidades, consultar o site:  http://www.brasilnetwork.tur.br/worldcup/

PREPARANDO A JOGADA

Calcula-se que o Brasil investirá cerca de 5 bilhões de dólares no Mundial de Futebol. As exigências da FIFA se resumem a, basicamente, que os estádios onde serão disputadas as partidas devem apresentar a mesma infra-estrutura e segurança dos países desenvolvidos. É necessário haver hospitais e estacionamento perto desses locais, e preparar as cidades para que sejam capazes de bem atender as complexas operações logísticas envolvidas no evento.

Para o país, esse investimento tem grande representatividade. Segundo Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014, lançado no final de junho, estima-se que a Copa irá gerar cerca de 2 milhões de empregos, tanto formais quanto informais, e cerca de 73 milhões de embarques domésticos, aumentando o número de visitantes internacionais em 79%. As projeções otimistas não se resumem apenas ao turismo, as Micro e Pequenas Empresas também podem participar da festa. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young juntamente com a Fundação Getúlio Vargas, a previsão é de que 11 setores da economia sejam diretamente afetados por conta da Copa do Mundo. Dentre esses setores, a indústria têxtil é a que mais se beneficiará.

Analisando todo o contexto, é muito importante que o Brasil se empenhe no planejamento dos projetos para o evento. Isso é fundamental para que o país consiga usufruir da melhor forma dos benefícios obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário