quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LEONARDO DA VINCI

UM POUCO DO GÊNIO
Leonardo nasceu em 1452, numa aldeia próxima a Florença, na Itália. O seu pai o abandonou quando nasceu e se recusou a lhe dar um nome. Por viverem em uma época de extrema rigidez social, o fato se tornou famoso na ilha de Vinci e acabou por dar origem ao nome pelo qual Leonardo ficou conhecido: Leonardo da Vinci.

Influenciado por sua história de vida singular, Leonardo da Vinci foi um pensador atípico. Em uma época em que a religiosidade medieval ainda invadia a arte e a ciência, Leonardo não temia contestar as, até então, consideradas verdades universais. Esse comportamento veio a influenciar outros intelectuais séculos depois, tornando Da Vinci um líder fora do seu tempo.

Dono de hábitos pessoais peculiares, Leonardo acompanhou, com sucesso, o período de progresso nas artes e na ciência dos séculos XV e XVI, conhecido como Renascimento. Ele é considerado um gênio, pois se revelou um exímio anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e químico. No entanto, foi como pintor que Leonardo conquistou o seu prestígio e reconhecimento.

Analisando a sua principal obra, Monalisa, é possível perceber as principais características das pinturas de Da Vinci, como o uso da técnica da perspectiva, cores próximas a realidade, figuras humanas perfeitas, simetria, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento e detalhismo artístico. Além dessas características, é comum as pinturas de Leonardo tratarem de temas religiosos, como, por exemplo, em A Última Ceia.

Leonardo da Vinci é considerado até hoje um dos maiores gênios da história e a principal figura do Renascimento. Tornou-se o mestre da pintura com apenas alguns quadros, entre os quais estão o mais famoso do mundo, Monalisa, e o mais reproduzido, A Última Ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário