sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMPREENDENDO A FORMAÇÃO DA ATUAL POTÊNCIA MUNDIAL


     De subordinados a chefes do     mundo, os  Estados Unidos da América recuperaram o tempo perdido


Mc’Donalds. Apple. General Motors. Avon. Hollywood. Coca-Cola. Disney. Nike. Starbuks. Pringles. Calvin Klein. Burger King. Victoria’s Secret. Ecko. Time Square.

Ao analisar o panorama atual, é difícil imaginar que o país mais poderoso do mundo já pôde ser dominado. Mas sim, os Estados Unidos da América já foram colônias... Mais especificamente, treze colônias! Quem detinha o controle? A metrópole Inglaterra.

A partir da Revolução Industrial no século XVIII, a Inglaterra se tornou o país mais poderoso da época. Com o objetivo de aumentar seus lucros e obter recursos minerais e vegetais ausentes na Europa, os ingleses colonizaram as terras americanas. De fato, não foi uma tarefa fácil, visto que tiveram que disputar com a França o domínio do território, na conhecida Guerra dos Sete Anos.

Mesmo tendo conquistado o direito de posse sobre as terras, os ingleses decidiram cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos americanos.  Para isso, aumentaram impostos e taxas, e criaram novas leis de submissão à metrópole.

Revoltados com as medidas inglesas e influenciados pelas ideias iluministas, os colonos promoveram, no ano de 1774, um congresso para extinguir as medidas restritivas e obter maior participação na política da colônia. Além de recusar as propostas sugeridas no Primeiro Congresso da Filadélfia, o rei inglês George III criou ainda leis mais severas.

No entanto, as inovações inglesas para permanecer no controle das colônias foram superadas pelo espírito de liderança dos americanos. A fim de buscar a independência, instaurou-se um segundo congresso, dessa vez de caráter separatista. George Washington comandou as tropas americanas e, juntamente ao líder Thomas Jefferson, redigiu a Declaração de Independência. Em 4 de julho de 1776, o documento foi promulgado. No entanto, a Inglaterra se recusou a conceder a independência de suas colônias e declarou guerra.

 A GUERRA

A Guerra da Independência ocorreu entre 1776 e 1783. Aliados à França e à Espanha, os Estados Unidos da América venceram a guerra. Ao assinar o Tratado de Paris (1783), tornaram-se independentes.

Foi então que em 1787, os Estados Unidos proclamaram sua primeira Constituição. Além de formalizar a independência das primeiras colônias americanas, a Declaração representou a influência direta do iluminismo na mentalidade que se desenvolvia na época: ideal de liberdade, soberania popular e direito individual.

Assim sendo, considera-se que a independência dos Estados Unidos foi o impulso para outras nações buscarem sua autonomia e o início daquela que se tornaria a maior nação da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário