terça-feira, 9 de novembro de 2010

ALEJADINHO!

Já ouviu falar sobre Antônio Francisco Lisboa? Não? Ou Aleijadinho? Também não? Bem, Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, foi um famoso escultor e entalhador brasileiro. Fundamentou seu trabalho em modelos trazidos da Europa por artistas portugueses e por viajantes, que desembarcam em Minas Gerais em busca do ouro.  Filho do famoso arquiteto português Manuel Francisco da Costa Lisboa e da sua escrava Isabel, o escultor nasceu no Arraial de Bom Sucesso, na antiga Villa Velha em Minas Gerais, em 1730 ou 1738 (não há registros que comprovem).
Desde pequeno, Aleijadinho teve contato com as artes. Aos 13 anos realizou seu primeiro projeto, o desenho de um chafariz para o pátio do Palácio do Governador. Aprendeu com o pintor e desenhista João Gomes Batista o desenho a mão livre e a ornamentação.  Francisco Xavier de Brito e José Coelho de Noronha, escultores e entalhadores, compartilharam com ele suas experiências.  Dentre essas, Noronha lhe mostrou o mundo do Rococó, arte voltada para a decoração de objetos e mobiliários. Com 28 anos já possuía estilo próprio e começou a dividir obras com o pai. A portada da Capela de Nossa Senhora do Carmo, em Minas Gerais, é uma obra compartilhada entre pai e filho.
Nessa época, Minas Gerais era muito influente em todo país. As minas ricas em ouro e os artistas como Aleijadinho e Joaquim da Silva Xavier impulsionaram mudanças na sociedade. Com o tempo, Ouro Preto se tornou o centro das “novas ideias” nacionalistas, e virou palco de
escritores, advogados, poetas, aristocratas e militares
que buscavam uma nação livre, dando início ao um movimento chamado Inconfidência Mineira.  
Cada vez mais, Minas Gerais reconhecia o talento de Aleijadinho. As congregações da região começaram a requisitar o artista para que projetasse e decorasse suas igrejas.  Entre essas obras estão o lavabo da sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em São João del Rei e a fachada e o interior da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto.
Antes de completar 50 anos de idade começou a sofrer de uma doença que o deformou. Para trabalhar, saía cedo de casa e voltava depois do anoitecer, para que ninguém o visse.  Com o tempo sua doença foi agravando, porém, isso não o impediu de continuar a esculpir.  Mesmo doente, contribuiu para a sua mais famosa construção: o conjunto de esculturas do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, composto pelos Passos da Paixão e pelos Profetas da entrada da Igreja do Bom Jesus.  Ao final da obra, Aleijadinho só conseguia se movimentar apoiando-se nos joelhos com a ajuda de proteção de couro, ou sendo carregado pelos escravos. 
Antônio Francisco Lisboa morreu no final de 1814 e deixou um legado para a humanidade. Sua perseverança e amor pela arte mostraram que não existem obstáculos para quem luta. Suas obras, até os dias atuais, se fazem presente na vida das pessoas, testemunhando o passado.
O Barroco:
Estilo artístico que surgiu na Itália, no século XVII, exerceu influência por toda a Europa. O estilo caracteriza-se por linhas curvas, ouro, cores que demonstram o poder. No Brasil, o Barroco chegou com um século de atraso, durante dois ciclos econômicos: o da cana-de-açúcar, no Nordeste, e o do ouro, em Minas Gerais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário