terça-feira, 9 de novembro de 2010

MONALISA

DE ONDE VEM O ROSTO MAIS FAMOSO DO MUNDO???

Quanto tempo você demorou a reconhecer a imagem ao lado? É provável que tenha sido instantaneamente ou levado alguns poucos minutos. Mas, você sabe por que isso acontece?

Obra de Leonardo da Vinci, o retrato de Monalisa guarda uma história cheia de incertezas. Segundo o historiador Giorgio Vasari, em 1503, um rico florentino conhecido como Francesco del Giocondo, pagou uma grande quantia de dinheiro à Leonardo para que pintasse o retrato de sua mulher, Monalisa. Entretanto, depois de quatro anos, a obra ainda nao estava pronta, e começa então, o debate que permanece até os dias de hoje. Quem seria a dema do quadro? Alguns creem ser a mulher de Giocondo, outros acreditam que seja um jovem travestido. Para Sherwin B. Nuland, que pesquisou a vida do pintor de 25 anos antes de redigir sua biografia, a Monalisa poderia ser o auto-retrato de Leonardo, numa enigmática mistura com os traços de sua mãe.

Apesar de todas as versões sobre a inspiração da orba, é incontestável que o retrato de Monalisa Del Giocondo, também conhecida por Gioconda, se tornou o quadro mais famoso da pintura ocidental, e já foi copiado dezenas de vezes por outros pintores. Atualmente, a pintura está no Museu do Louvre, na França

Nenhum comentário:

Postar um comentário